Wednesday, June 22, 2005

Geração de 70


Oliveira Martins

Anterior

“Espera aí, achas mesmo que Gabito era assim calculista ao ponto de transmitir as coisas dessa forma?! Acho que não há escrita mais pura e ingénuas que a dele!” Mercúrio mostrava os dentes em intenção claramente belicosa.

“Meu amigo, ingénuo és tu ao pensares dessa forma! Um escritor que reescreve vezes sem conta, é tudo menos puro e ingénuo. Gabito é um escritor de filtragem. Vai filtrando, depurando até ao produto final, o que não lhe retira o mérito, antes pelo contrário, aliás é excepcional na forma como o faz.” Aos poucos, Narciso, ia subindo o tom de voz, para abafar a aguilhoada de mercúrio. Estava com vontade de o dizimar até à última sinapse.

“Calma aí que as coisas não são bem assim” Tântalo mete a colherada “como sabem ou se calhar ficam a saber, Gabo não é um filtro, antes um perfeccionista. As coisas saem como ele quer ou então não servem para nada. Perfeccionista, porque não gostando do resultado final, destrói-o, para não conviver com um fracasso e depois reescreve até lhe agradar o aspecto formal.

Não é daqueles escritores que escreve e vai corrigindo, sai-lhe tudo em catadupa e é assim que depois apresenta aos leitores.
Acredito que tenha o embrião da ideia já implantado na sua cabeça, mas não é calculista ao ponto de as ir moldando e filtrando como dizias à pouco.

Só necessita da forma certa de transpor o que tem nos neurónios para o papel. Narciso, tu melhor que ninguém, devias saber isso, afinal a tua escrita é automática, sem correcções, e acabas por ter 60% de coisas boas, 20% de óptimas e 20% de sofríveis.”

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?